Popularmente conhecido pelas fábricas de facas, o distrito de Arroio Grande tem como via principal a Estrada Municipal Norberto José Kipper (em alguns pontos chamada de VRS-304), trecho asfaltado e que é caminho importante na rota gastronômica para cidades da Quarta Colônia, como Silveira Martins. O distrito possui cerca de três mil habitantes, em uma área total estimada em 130,71 km².
Muitas das vias têm calçamento, mas ainda existem as de chão batido. Nesta condição, as reclamações são semelhantes no que se referem aos dias chuvosos: falta escoamento e drenagem adequada.
– Foi colocada uma tubulação e não adiantou. Não foi feita valeta do lado, por isso fica um barral – conta a aposentada Dineva da Rosa, 77 anos.
A iluminação pública é outro ponto que era pedido pela população, mas alguns moradores como a aposentada Glaci Feltrin, 66 anos, já desistiram de cobrar por melhorias:
– Faz uns oito anos que não temos. Nem peço mais, a pessoa cansa de insistir – desabafa.
Depois de Boca do Monte, Arroio Grande é o segundo distrito a receber investimentos na iluminação pública. O secretário de Infraestrutura e Serviços Público, Wagner da Rosa, explica que após a conclusão das instalações, a ideia é que a população protocole os pedidos, assim como é realizado na área urbana:
– Nos bairros, quando tem alguma lâmpada queimada, a orientação é protocolar o pedido no site da prefeitura, por exemplo. Nos distritos, a ideia é concluir todo o trabalho de iluminação pública e, em seguida, dar inicio a solicitação por protocolo.
Informações gerais
Área – 130,71 km²População – 2.701 hab. (2000)Festas e atrativos – Balneários Ouro Verde e Zimermann, fábricas de facas, e Capela São MarcosSubprefeito – Paulo Dallapossa
Leia a reportagem completa aqui